[Como] fazer uma estratégia de conteúdo eficaz?

Ultimamente ouvimos falar mais do que nunca. E tornou-se o imperativo de uma comunicação bem sucedida. O que eu quero dizer? A estratégia de conteúdo. Mas o que é, especificamente?

Quem é o responsável pela estratégia de conteúdo sabe que é um elemento fundamental do marketing de conteúdo. O marketing de conteúdo, é preciso, de fato, uma estratégia de conteúdo sólida para atingir os objetivos. Uma estratégia adequada de marketing de conteúdo essencialmente aborda duas questões:

  1. O conteúdo para atingir um determinado segmento, a fim de estimular o interesse e a curiosidade dos usuários?
  2. Onde a publicar? Blog? Site? As redes sociais? Outro?

Antes de desenvolver a sua estratégia de conteúdo, no entanto, é bom fazer uma análise preliminar.

Análise Preliminar

1 – Metas claras

Desenvolver um planejamento de conteúdo é muito importante para obter os resultados. Antes, porém, a elaboração de um plano é necessário para refletir sobre os objetivos a serem alcançados: para fornecer informações úteis e relevantes para um determinado setor, obter conversões de vendas, aumentar o tráfego para o seu site, aumentar a visibilidade da marca, convida para se inscrever no boletim informativo?

Tendo uma visão bem definida dos objetivos é um bom ponto de partida para se obter uma configuração apropriada para o conteúdo, a seguir um percurso consistente e também para avaliar, no final deste caminho, no entanto os resultados que foram atingidos ou não.

2 – Análise de destino

Para desenvolver uma comunicação dirigida é muito importante analisar o alvo a que se destina o conteúdo. E é essencial, em primeiro lugar, descobrir quem são os destinatários, quais são suas necessidades e seus desejos, que tipo de conteúdo está mais focado nas estratégias de pesquisa postas em prática (nesse sentido, é útil para executar uma análise das palavras-chave mais pesquisadas pelos usuários em relação a um determinado setor e se o seu conteúdo é destinado a web).

Obter todas as informações sobre o perfil do usuário e até mesmo a experiência do consumidor pode ser muito útil para implementar uma estratégia de conteúdo ad hoc.

Comece com a sua estratégia de conteúdo!

1 –  Traçar os argumentos

Uma vez delineado o perfil do alvo e definido os objetivos a prosseguir, o próximo passo será o de traçar os temas abordados para a estratégia de marketing de conteúdo. Se você tem materiais disponíveis, tais como folhetos, catálogos, brochuras ou outro, pode ser útil considerá-los como ponto de partida.

2 –  Originalidade, perseverança e humanidade

Supondo-se que o conteúdo deve ser útil e de qualidade, simples e claro, não devemos subestimar a originalidade que deve distinguir a voz e identidade da marca.  É necessário que o estilo de comunicação seja, portanto, original humano, e que se mantenha constante ao longo do tempo apenas para reforçar a imagem da empresa.

3 – Enfatiza a necessidade e os benefícios

Além de atender às necessidades específicas do alvo, o conteúdo também deve destacar os benefícios de um produto / serviço particular, sem furar o público. É por isso que, de acordo com o tipo de produto / serviço que incide sobre o plano de comunicação, que pode ser útil estabelecer conexões com situações da vida real. Desta forma, o utilizador pode experimentar concretamente a utilidade do produto.

4 –  Estabelecer diretrizes editoriais

As diretrizes editoriais podem abranger diferentes aspectos:

a) Objetivos de comunicação
b) As plataformas de publicação
c) Extensão dos textos 
d) Digitar o texto 
e) as imagens no formato e regras de formatação 
f) Frequência de publicação 
g) Preparação do calendário editorial

5 –  Estratégia de Promoção

Por fim, uma estratégia de conteúdo bem deve incorporar, para chegar a uma área de influência mais ampla, a promoção através de redes sociais ou outros dispositivos, como a newsletter.

Senha: evolução!

Quando falamos de estratégia de conteúdo é importante ter em mente que o processo nunca é dado uma vez por todas, mas que requer ajustes contínuos, com base nos resultados alcançados. A perspectiva é a de um processo evolutivo constante que mistura as necessidades do público-alvo e os objetivos de negócios.

O desempenho obtido pode variar bastante, daí ser necessário uma refinação constante por tópicos, palavras-chave, líderes de opinião, formatos e canais de propagação. Quanto mais fizermos, mais aprendemos e crescemos.

A palavra é sua!

O que você acha? Seguir estes passos no planejamento de sua estratégia de marketing de conteúdo? Você acha que existem outros aspectos interessantes de destacar? Deixe um comentário!

11 Comments

Deixe um comentário