Curadoria de Conteúdo: 5 dicas para remodelar um conteúdo valioso

Para as empresas não basta apenas compartilhar o conteúdo em redes sociais, mas você precisa saber sobre notícias relevantes no campo, pesquisar dicas e ideias para desenvolver uma estratégia capaz de fornecer um conteúdo valioso. Esforce-se para formar a sua própria equipe de profissionais que trabalham com Curadoria de conteúdo torna-se crucial hoje em dia para as empresas que querem criar uma vantagem competitiva duradoura.

Como saber qual é o melhor conteúdo? Quais são as melhores ferramentas para escolher uma boa estratégia de marketing? Se você quer se tornar um curador de conteúdo, você deve apresentar aos seus clientes, dia após dia, uma grande variedade de diferentes fontes direcionando o conteúdo de uma forma criativa, construir e apresentar caminhos de informação que têm o sucesso desejado.

socialmedia

Primeiro você precisa encontrar conteúdo, avaliar, atualizar e contextualizá-los de tal forma a torná-los úteis para o seu público-alvo. Conscientize-se de que o público quer é um processo muito mais longo e complexo que só os verdadeiros profissionais podem “curar”.

Hoje, quero dar-lhe 5 dicas útil para “curar” seu conteúdo de qualidade:

1. Use Alertas do Google para monitorar o fluxo de notícias

Uma ferramenta muito eficaz disponibilizada pela gigante de Mountain View é Alertas do Google. Ao definir palavras-chave específicas relacionadas com o seu nicho, você pode encontrar todas as notícias mais importantes publicadas nas últimas horas, mantendo-se informado sobre a competição.

google_alertas

Agora você provavelmente está pensando, e qual é a diferença com o Google Notícias? Alertas do Google é um serviço para um alerta sobre os últimos resultados com base em consulta escolhida pelo usuário. Preencha o formulário especificando o tipo de resultado (News, Blog, Vídeos, Discussão), a linguagem, a área geográfica, a freqüência, quantidade, e você receberá seus alertas via e-mail todos os dias.

2. Quer entender o que seu público-alvo através das redes sociais.

As redes sociais são um excelente recurso para encontrar conteúdo interessante para compartilhar. Facebook, Twitter, LinkedIn e Google + também são  ferramentas disponíveis para Content Manager e existe uma infinita riqueza de ideias para selecionar uma estratégia eficaz de agregar valor único para o seu conteúdo.

Um exemplo? Não basta fazer o “retweet” de algo que os outros têm escrito para compartilhar com o público sem o seu ponto de vista. Todo mundo deveria ter um taco de uma fonte confiável, em seguida, ao mesmo tempo ser capaz de apoiá-la. Mas também a participação em grupos de discussão clássicos sobre Linkedin ou o Facebook não tem que ser uma participação estéril típico de spammers, mas você tem que compartilhar opiniões e criar uma comunidade sobre os temas quentes que podem fornecer valor para os outros.

Muito interessante é o Tweeted Times . Você vai ter uma revista personalizada obtida diretamente dos tweets das pessoas que decidem seguir temas quentes que os afetam.

3. Distribua o conteúdo em software social com Curadoria de Conteúdo

Um exemplo de excelência é Oktopost. Ao contrário da maioria como o do conhecido Hootsuite, Oktopost sugere maior apelo do conteúdo com base no número de cliques e leads gerados a partir do conteúdo compartilhado. Esta solução é adequada para grandes empresas que precisam gerenciar cuidadosamente um grande número de clientes, entrega de conteúdo em larga escala em um curto espaço de tempo, mensagens de agendamento com antecedência em todas as redes sociais e métricas para sua eficácia em termos de ROI.

dashboard

É ainda estranho para alguns tipos de empresas compreenderem este conceito, especialmente para as MPE e statups brasileiras: você pode fazer diversas coisas com curadoria de contéudo. A parte que cuida do conteúdo de blogs, para a elaboração da revista on-line, mas também nas páginas do Facebook e Google +, com diferentes estratégias e métodos, mas o potencial está definitivamente é o mesmo no que diz respeito ao conteúdo.

4. Use a alimentação de RSS

O Rich Site Summary permite que os usuários se inscrevam em vários sites, blogs, agências de notícias, e desfrutar de uma transmissão ao vivo do conteúdo publicado, conseguindo manter sob controle a notícia mais importante. Mas como compartilhar um feed RSS na Rede Social? Após a morte do Google Reader que parecia ser mais para agregadores de notícias.

Hoje, no entanto, mantém uma posição de destaque O Velho Reader, que permite que você se inscreva em seus sites favoritos pelos usuários através de feeds RSS, postar links para redes sociais, compartilhar e discutir com os amigos os artigos mais interessantes. Além disso, há também Digg Reader, que na verdade usa a API do Google Reader, e que foi criado tendo em conta os desejos dos usuários, que semana após semana responderam aos inquéritos de Digg e levaram à introdução de determinadas funções.

5. Aproveitar o potencial de agregadores de notícias

Assim como com feeds RSS, agregadores de notícias podem ajudar as empresas e os comerciantes a economizarem tempo quando você está à procura de conteúdo para “curar”. Além disso, devido à sua facilidade de utilização, pode peneirar todas as novidades da Web em minutos.

Entre elas podemos citar Flipboard, uma verdadeira inovação que é definida como “a revista de notícias sociais” sabor atraente gráfica. Adicionando blogs e revistas e que você pode criar sua própria revista pessoal. Além disso, você pode se conectar com as redes sociais, como Twitter, Facebook, Instagram e Tumblr para ver o que publicar e compartilhar com os amigos os seus itens favoritos.

Flipboard

O Linkedin produziu o Pulse, que pode ser usado tanto no Desktop como em aplicativos para Android e IOS, o agregador capaz de descobrir conteúdo interessante e falar sobre o que está na moda, com milhões de profissionais em todo o mundo.

linkedinpulse

Muitos profissionais estão começando a incorporar estratégias para a curadoria de conteúdo no negócio, muitas vezes, não exploram plenamente todo o seu potencial e ainda poucos compreendem a importância de gerar conteúdo de qualidade. Mas talvez fosse melhor ser mais voltado para o futuro. Já para não falar que “O conteúdo é rei”!

12 Comments

Deixe um comentário