Reputação online não é construída em um dia

O ano de 2013 foi marcado pela Reputação on-line e as tendências de 2014 não serão diferentes, eu quero compartilhar algumas dicas para todos aqueles estão interessados em cuidar de sua reputação online.

O post é, portanto, destinado àqueles que estão começando na Internet e principalmente para Políticos que acham que uma reputação online é conquistada em um dia, já que atualmente a maior parte de quem começa está aficionada por este fenômeno.

Em primeiro lugar, é preciso saber o que é reputação online:

Reputação Online é um reflexo do prestígio de uma pessoa, empresa ou marca na internet, criado não só para si, mas também para todas as pessoas que trocam informações e opiniões sobre o assunto na internet através de fóruns, blogs ou redes sociais.

A diferença entre marca e reputação, é que a marca pode ser construída através da publicidade e essa construção é controlada pela empresa, enquanto a reputação é algo que depende não só a nossa empresa, mas por qualquer pessoa que comentar sobre ela.

Por mais que tenha atividades na web e nas redes sociais, a nível online a imagem da sua marca não depende 100% dessas atividades, depende também do que os outros dizem de si. E é precisamente isto que intimida muitas empresas a terem presença na web.

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Em segundo lugar, para trabalhar a sua “reputação online destaco três momentos diferentes:

ESCUTAR

O primeiro passo na construção de sua reputação online é saber ouvir, monitorar constantemente a web para ouvir as vozes, observar o humor e avaliar o volume da conversa. A escuta deve ser diária, pois no vasto mundo da Internet há muitas vozes e muitas conversas tem origem em blogs pessoais, redes sociais, fóruns etc.

Tanto se fala que escutar é a regra de ouro das mídias sociais , mas as empresas insistem em Responder sem saber o que está sendo dito. Pessoal quando esse erro vai continuar?

A RESPOSTA

Cada tipo de comentário ou crítica elogio deve ser seguido por uma resposta. Após a fase de escuta passiva, entramos na fase de desenvolvimento da conversa e assim começar a desenhar a ação real de construir a sua reputação online.

Responder é um dos grandes sucessos (não importa como você faz isso), visto que a maior parte dos comentários são criticas e reclamações contra a empresa/pessoa, muitas vezes as pessoas ou empresas preferem ignorar ao invés de enfrentar as críticas e vê-la como um momento de confrontação para crescer.

Não responder e ficar ignorando os usuários pode causar uma mancha irreparável na reputação online que exista ou ainda está sendo construída.

A chance de melhorar quando houver real necessidade, em minha opinião, há três regras de ouro para observar, em resposta:

  • Sempre dê uma resposta em tempo útil;
  • Responda de maneira positiva;
  • Seja Educado (essa é velha, mas uma galera sempre esquece);

AÇÃO

As respostas aos comentários não devem ser apenas o começo, mas uma oportunidade para implementar uma série de ações concretas de dois tipos:

  • Esforços de marketing para estimular conversas com seus usuários;
  • Ações práticas para melhoria real dos seus negócios na base da crítica e do diálogo com os clientes/usuários.

A ascensão e a importância de áreas como a Internet se transformou em uma plataforma da liberdade de expressão, sem concorrência ou limitações, e isso tem sido um grande avanço para todos. No entanto, seu uso nem sempre é adequado ou, pelo menos em muitos casos pode não coincidir com os interesses pessoais ou de negócios das pessoas envolvidas nos relatos da rede.

Desta forma, a Reputação Online deve ser criada a partir de vários canais de comunicação entre a empresa / instituição e o público, permitindo assim identificar e resolver o problema do usuário através de seu próprio canal.

Se você sabe ouvir, responder e agir certamente você está um passo à frente de muitos de seus concorrentes… Agora a pergunta é: você tem certeza que está fazendo certo?

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