Estratégia de liderança do Papa Francisco aplicada aos negócios

O revolucionário Papa. O homem certo na hora certa. Um papa caridoso, a simplicidade. A escolha da renovação radical. Vários são os adjetivos que foram combinados ao Papa Francisco.  Provavelmente nenhum ou poucos têm pensado para definir o novo especialista em liderança estratégica.

Se você olhar para as suas primeiras ações com um olhar crítico, parece que o Cardeal Bergoglio frequentou um mestrado em estratégias para os líderes!  Gestores, líderes endurecidos, vocês duvidam? Tenha fé! Só podemos aprender.

Em primeiro lugar, os primeiros passos são cruciais, especialmente se as expectativas que foram enviadas são muito elevadas e o mundo já está pensando em atender e antecipar seus movimentos.

O que fazer para viver de acordo com a tarefa árdua? Há quatro pontos-chave na elaboração de estratégias para a liderança em todos os aspectos que devemos aprender com o Papa Francisco.

Pare e pense

Antes de fazer qualquer coisa, pare e pergunte a si mesmo pelo que você gostaria de ser conhecido e lembrado. Então, pense sobre em que ações tomar para atingir seu objetivo. Você tem que cortar custos? Seja o primeiro! Você quer uma hierarquia mais flexível? Remova a placa da sua porta. O Papa começou a falar em italiano e não em latim, demonstrando sua modernidade. Sinal pequeno, mas eloquente.

estraegiapapafrancico

Selecione as pessoas com o qual será visto

Como líder, aqueles com o qual passamos os primeiros momentos faz a diferença. Se sentar-se à mesa reunião com os outros gestores, e imediatamente começarmos a despejar apenas seus pontos de vista, seremos visto como “esnobe chato”. Discutir os assuntos, falar e ouvir a todos. Realmente! No começo do papado Francisco rejeitou o papamóvel para estar perto da multidão. Veja e aprenda!

Seja consistente

Qualquer sinal de que você quer der, certifique-se que está em linha com o próximo. A decisão do Papa em celebrar a missa em uma capela, em vez de no Vaticano é perfeitamente consistente com a austeridade e simplicidade de seus gestos.

Encontrado um conselheiro neutro

Como líder, você precisa de um conselheiro fora da empresa que pode lhe dar aconselhamento independente. Isso não significa que ele não deva ter o seu séquito de homem de confiança na empresa, mas é necessário ouvir um sino diferente, desinteressado.

No começo você vai ter que andar sozinho: é preciso tempo para escolher as pessoas certas. Os líderes bem sucedidos sabem disso. Os outros descobrem com o tempo. Este é o verdadeiro desafio do Papa Francisco, o núcleo duro.

Enquanto o mundo está observando e esperando às próximas etapas, ficamos com estes simples ensinamentos e tomemos como aprendizado!

6 Comments

Deixe um comentário