Compartilhamento de conteúdo é um dos pilares da web Social. A capacidade de disseminar informações de forma rápida e fácil, através de nossos contatos, é um dos fatores mais importantes no comportamento da mídia social e seus usuários.
A partir do Google Reader para Scoop.it, quase todas as ferramentas da Internet e aplicações levam em conta e oferecem uma gama de opções para que a informação pode ser transmitida de todas as formas.
Mas, algo que é considerado muito pouco é: Por que compartilhar? O que nos motiva a fazê-lo, que perfil tem como base para escolher tipo de conteúdo que nós compartilhamos e os meios que usamos para transmitir?
O New York Times decidiu encontrar respostas para estas perguntas e publicou um estudo muito interessante, com algumas respostas “A Psicologia de Compartilhamento: Por que as pessoas compartilham?”. O próprio estudo abrange várias áreas, que são de interesse para todos os que passam muito tempo criando e compartilhando (é claro) o conteúdo da Internet, mas neste post eu quero focar em um ponto particular.
O estudo argumenta que existem sete tipos de perfis e pessoas que compartilham conteúdo. Estes perfis são baseados em:
- Motivações emocionais
- Apresentação da identidade desejada
- Papel da participação da sua vida
- Coragem de ser o primeiro a compartilhar
Os 7 perfis são:
1. Altruístas
Os altruístas compartilham conteúdo partindo do desejo de ajudar e com o objetivo de serem vistos como uma fonte confiável de informação em diferentes redes.
2. Professional (carreiristas):
Os profissionais são bem educados e buscam ganhar reputação e valor em suas redes. Eles preferem o conteúdo que seja mais sério e profissional.
3. Hipsters:
Os caras são os usuários mais jovens, que sempre viveram na “era da informação”. Eles usam Twitter e Facebook para compartilhar conteúdo e criatividade. Compartilham conteúdo para construir a sua identidade on-line usando suas ferramentas favoritas: Twitter, Facebook.
4. Bumerangues:
Os bumerangues estão procurando validação e prosperação na reação dos outros ao seu conteúdo, mesmo quando a resposta é negativa. Suas ferramentas favorita são: Facebook, e-mail, Twitter e blogs onde as pessoas deixam uma resposta.
5. Conectores:
Os conectores fazer compartilhamento de conteúdo como um meio de se manterem em contato com os outros. Eles são mais relaxados em seus padrões de compartilhamento, ferramentas favoritas: Facebook, e-mail.
6. Seletivo:
Os seletivos são mais reflexivos no que eles compartilham e com quem fazem isso. Personalizam e esperam respostas para a sua ferramenta favorita de conteúdo: Email
7 – Trendsetter:
Os formadores de opinião são líderes de opinião, tentam ficar atualizados com notícias importantes e tendências em seu setor, compartilham de forma rápida e agressivamente. Essas pessoas são tipicamente vistas como especialistas (ou aspiram a ser visto como tal). Ferramentas preferidas: Twitter, Facebook e LinkedIn.
De qualquer maneira, o estudo levanta várias questões interessantes e fornece insights importantes sobre esta atividade, todos nós queremos e em muitos casos, a atingir um público.

7 perfis: Por que as pessoas compartilham conteúdo na web? http://t.co/YEbE03KI5A
Novo artigo => 7 perfis: Por que as pessoas compartilham conteúdo na web? http://t.co/YCx8Ll9gNa
Novo artigo => 7 perfis: Por que as pessoas compartilham conteúdo na web? http://t.co/aLSfuelxt5
Interessante…qual o seu? RT “@101startup Novo artigo => 7 perfis: Por que as pessoas compartilham conteúdo na web? http://t.co/qEsJ4p8nss“
Parabéns pelo artigo, acho muito interessante a tradução e disponibilização do conteúdo, sinto falta disso quanto aos infográficos.
Qual é o seu perfil?
7 perfis: Por que as pessoas compartilham conteúdo na web? http://t.co/oNBOgEtWSZ http://t.co/PMzff3Wm3k
Por que as pessoas compartilham conteúdo na web? http://t.co/2DcN47Uonb
RT @ideiademkt: Por que as pessoas compartilham conteúdo na web? http://t.co/2DcN47Uonb
RT @ideiademkt: Por que as pessoas compartilham conteúdo na web? http://t.co/2DcN47Uonb
Por que as pessoas compartilham conteúdo? Estudo descreve 7 perfis das pessoas que tem esse hábito http://t.co/LcVL9Vg5UQ
RT @trespontosBR: Por que as pessoas compartilham conteúdo? Estudo descreve 7 perfis das pessoas que tem esse hábito http://t.co/2R5OvnXD1t
RT @trespontosBR: Por que as pessoas compartilham conteúdo? Estudo descreve 7 perfis das pessoas que tem esse hábito http://t.co/LcVL9Vg5UQ
RT @trespontosBR: Por que as pessoas compartilham conteúdo? Estudo descreve 7 perfis das pessoas que tem esse hábito http://t.co/LcVL9Vg5UQ
Por que as pessoas compartilham conteúdo? Estudo descreve 7 perfis das pessoas que tem esse hábito http://t.co/kkYXKoPOT3
RT @ideiademkt: Por que as pessoas compartilham conteúdo? Estudo descreve 7 perfis das pessoas que tem esse hábito http://t.co/kkYXKoPOT3
Por que as pessoas compartilham conteúdo? Estudo descreve 7 perfis das pessoas que tem esse hábito http://t.co/INIYGXfy3a (via @ideiademkt)
Por que as pessoas compartilham conteúdo? Estudo descreve 7 perfis das pessoas que tem esse hábito http://t.co/CWnv1qbFP1
7 perfis: Por que as pessoas compartilham conteúdo na web? https://t.co/FIOMnjPWnY #marketingdigital #midiasocial
7 perfis: Por que as pessoas compartilham conteúdo na web? http://t.co/Luz5GxcdxF #marketingdigital #midiasocial
Será que tem um teste online? Não sei qual perfil me encaixo melhor.